segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para Jimmy Wales, fundador da Wikipédia


Como especificado em meu comentário anterior, acredito que a boa ação deve sempre vir acompanhada das melhores intenções possíveis e não de segundas. O mesmo vale para o ótimo trabalho desenvolvido pela Fundação Wikipédia. Conforme seu "apelo" na Enciclopédia Virtual, a Wikipédia oferece um dos serviços mais valorizados no mundo atual: Informação. Esta, de graça e construída de forma participativa, mas por que não pode ser de graça, participativa, um dos melhores serviços do mundo e lucrativa?
Certo que pedir doação no 5º site mais acessado do mundo deve gerar uma receita considerável, mas nessa posição, não acredito que "pedir" seja algo correto a se fazer. Viver de propagandas acredito que seria mais digno. Não é necessário que a Wikipédia fique visualmente poluída com propagandas; apenas adaptada para gerar receita. Para que a Wikipédia, além de tornar-se auto-sustentável como negócio, possa se desenvolver por meio de novos mecanismos, muitas vezes ainda inimagináveis que poderiam ser criados pela própria equipe, a geração de lucro deveria ser levada muito à sério, considerando que a ótima intenção já existe desde sua concepção.
As formas de lucratividade através da publicidade convencional na maioria das páginas de internet que acessamos todos os dias pode ser destruída e recriada de forma diferente por sua fundação, mas o que falta? Dinheiro para contratar os melhores cérebros do mundo? Hora... Se falta dinheiro, vamos colocar nossos cérebros disponíveis para trabalhar, criar ferramentas que ainda não existem, tornar a Wikipédia lucrativa, mesmo que, inicialmente, através de publicidade discreta (como esse banner enorme que aparece na página da wikipédia pedindo dinheiro) e faça o bem ainda maior para a população mundial.
"A boa intenção pode se transformar em uma ótima ação se possuir os recursos necessários."

Nenhum comentário: